Data/Hora: 22/Jul/2018, 08:55

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 32 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo
 A história do Kubelwagen 
Autor Mensagem
VIP
VIP

Registado: 10/Jun/2008, 00:23
Mensagem A história do Kubelwagen
Aqui vai mais uma história de um pré-histórico. :P
Tentarei não me esticar muito, :oops: , mas como gosto de história e acho que às vezes os pormenores mais insignificantes por vezes revelam muita coisa, poderei entusiasmar-me. :twisted:

16/Jul/2012, 21:19
Administrador
Administrador

Registado: 27/Out/2008, 18:20
Mensagem Re: A história do Kubelwagen
Força com ela!

Pólo 6n2 1.4 TDI '01(vendido)

16/Jul/2012, 21:22
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
VIP
VIP

Ok! ;)

A história do Kubelwagen mistura-se com a do Carocha, como é óbvio.

Estavamos na década de 20 do século passado e a Alemanha recuperava da Grande Guerra. O Tratado de Versalhes não permetia ao governo alargar-se em despesas de rearmamento. Os veículos do exército eram basicamente veículos idênticos aos civis, com excepção da cor, com camuflagem.

Na década de 30 os carros militares começaram a ser em maior número e descapotáveis. A sua carroçaria aberta permitia aos seus ocupantes saltarem do carro mais facilmente em caso de ataques. Para se protegerem da chuva e sol teriam uma capota simples e rápida de montar. As portas metálicas por vezes eram inexistentes, sendo de cabedal enrolado (tipo os Hebmuller da polícia, anos mais tarde).

A língua alemã muitas vezes é formada de palavras que são a união de outras, como é o caso do Volkswagen (Volks para povo e Wagen para carro). A palavra Kubelwagen é outra.
Dado a forma dos bancos destes carros, cedo começaram a ser denominados "Kubelsitze", o que levou a "Kubelsitzwagen" e depois a "Kubelwagen", o que numa tradução à letra dá-nos "Carro balde".

16/Jul/2012, 21:23
VIP
VIP

Imagem

Na foto, reparem que o da frente já não traz pneu metido na jante do sobresselente.
O sucesso do kubel era tal que quando atolava, aqueles quatro soldados saiam do carro, puxavam-no à mão até desenterrar, e depois voltavam a entrar e a continuar caminho.
As estradas, na frente ocidental, estavam muitas vezes reduzidas a lamaçais esburacados, e um veículo de baixo peso trazia vantagem.
Reparem que pela postura dos combatentes, esperavam uma emboscada a qualquer momento, prontos a saltarem para fora.
Os farois possuem um resguardo em lona, com apenas uma fenda para saída de luz, para evitar serem detectados de noite pelo inimigo.
A matrícula indica uma unidade SS, talvez a fugirem do desembarque aliado do dia "D"...
O baixo peso era uma vantagem para a transposição de obstáculos:
Imagem
Conseguiam subir taludes "impossíveis".
Era um veículo que gerava confiança:
Imagem
Imagem

16/Jul/2012, 21:25
VIP
VIP

O Kubelwagen era fiável, tinha um peso reduzido, consumia pouca gasolina e fundamentalmente, por ser refrigerado a ar, não tinha os problemas de congelamento de água nas baixas temperaturas da frente russa e de aquecimento no deserto na África.

À época, se comparamos os consumos, o peso, a simplicidade mecânica do Kubelwagen com os dos Jeeps americanos e outros veículos semelhantes, era francamente melhor, acrescentando a versatilidade de utilização.

Os Aliados, quando capturaram os primeiros Kubelwagen, ficaram admirados com as capacidades que eles tinham.

Outro factor decisivo, era a facilidade com que eram efectuadas as reparações, no cenário de guerra.

16/Jul/2012, 21:26
VIP
VIP

A água não congelava, mas o óleo sim! Os motores pura e simplesmente soldavam e não havia maneira de os por a trabalhar sem antes fazer uma fogueira por baixo, afim de derreter o óleo do cárter! Os óleos da época eram do tipo “monogrado”, de fraca qualidade e não adaptados para uma invernia daquelas.
Aliás, segundo os historiadores, as temperaturas sentidas durante a frente russa tinham sido das mais baixas registadas nos últimos 40 anos.

16/Jul/2012, 21:27
VIP
VIP

Os números de produção:

Kubel 4 lugares - 37.320
Kubel comando - 7.545
Kubel radio - 3.326
Kubel oficina - 273

Estes são os seus códigos:

Type 87 - Chassis tracção às 4 rodas
Type 87 0 - Carroçaria Kubel (4 lugares)
Type 87 1 - Carroçaria Kubel (3 lugares)
Type 87 7 - Chassis do Kubel com carroçaria do Carocha

16/Jul/2012, 21:35
VIP
VIP

Uma versão testada para a neve... Também montavam-lhe esquis nas rodas da frente...

Imagem

16/Jul/2012, 21:39
VIP
VIP

Um Kubel das últimas séries, com o pára brisas dividido...
Imagem

S um vidro quebrasse, era mais barato mudar uma superfície menor... afinal estavam em guerra... :roll: e o material escasseava...

16/Jul/2012, 21:42
VIP
VIP

O Kubelwagen foi fabricado para transporte rápido de homens e material ligeiro. A "Blitzkrieg" (guerra relâmpago) assim o exigia.

Devido às suas características: leve, robusto, extremamente fiável, económico, de fácil manutenção e de baixo custo de produção, e com capacidade de transportar 4 ou 5 homens, foi substituindo as motas BMW e Zundapp com side car gradualmente. 8)

Estimam-se em cerca de 52.000 Kubels produzidos durante a guerra. Só para comparar, os Willys foram 650.000... :shock:

Imagem

Como já foi referido, na frente Russa desenrascava-se bem dos atolanços na lama e neve, bem como resistia ao frio, não congelando a água do seu motor... :P

No deserto, era o carro preferido do General Rommel, o famoso "Raposa do deserto". O comandante do Afrika Korps, o corpo expedicionário alemão em África, cedo se apercebeu das potencialidades deste carro.

Além de não ferver, o seu baixo peso novamente jogava em seu favor nas dunas. Os pneus foram mais tarde substituidos por pneus e jantes de aviões, como mostra o Miguel numa das suas fotos. Eram lisos, para reduzir a resistência à areia... :shock:

A partir do momento em que Rommel passou com um Kubel em cima duma mina e esta só explodiu com o peso do carro que vinha atrás (um outro veículo do tipo do Kubel, mas da Mercedes) adivinhem qual passou a ser o seu carro favorito... :twisted:

16/Jul/2012, 21:45
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 32 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: